22/04/2012

22 de abril - Dia Mundial da Terra

Neste dia celebra-se o Dia Mundial da Terra, data criada em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson que mostrou a sua indignação perante um desastre petrolífero ocorrido na Califórnia em 1969.
O dia pretende alertar para a necessidade de preservação do ambiente e sustentatibilidade da terra.


As alterações climáticas são um dos aspetos que revelam que o planeta está doente.
A poluição atmosférica tem contribuido para o aumento dos gases com efeito de estufa, cuja consequência mais evidente é o aquecimento global.
Também não podemos esquecer, nas grandes cidades muito industrializadas, o aumento das doenças dos sistemas respiratório e circulatório.
A redução da biodiversidade por alteração dos habitats é mais uma consequência.

A fusão dos gelos nos polos é uma consequência do aquecimento global. Veja aqui uma animação sobre o urso polar e o aquecimento global.

Substituir as energias obtidas a partir do carvão, petróleo e gás natural, pelas  energias alternativas ou energias renováveis será concerteza a solução para este grave problema.


A Quercus, a Rede Lusófona e a CM Gaia promoveram a Campanha Internacional  "O que nos une a todos", no âmbito da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável a decorrer no Rio de Janeiro, Brasil, de 20 a 22 de junho próximo.

Sem comentários: