17/06/2012

17 de junho - Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca

Dia proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994 para sensibilização pública no combate à seca. A mesma Assembleia declarou a década de 2010 a 2020, dos desertos e do combate à desertificação.
A desertificação caracterizada pela redução da vegetação e pela diminuição da capacidade produtiva dos solos, é um fenómeno mundial que coloca  33% da superfície terrestre em risco. Afeta todos os países do sul da Europa, incluindo Portugal. E claro que a escassez de água potável no mundo, afeta gravemente a  saúde pública.

As alterações climáticas, a destruição das florestas, a desflorestação e o uso inadequado do solo e da água são fenómenos responsáveis pela desertificação.
Em Portugal a região mais sujeita ao fenómeno é o interior sul, devido  à aridez do clima em que não chove 3 a 5 meses seguidos.

O montado de sobro e de azinho e a proteção dos solos têm efeitos atenuantes da seca, assim como uma correta gestão da água.


Este vídeo, produzido pela ONU,  apesar de legendado em inglês, alerta para a ameaça de desrtificação em todo o planeta.

Fontes:
http://www.wwf.pt/o_nosso_planeta/alteracoes_climaticas/desertificacao/
http://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1879~
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desertifica%C3%A7%C3%A3ohttp://www.florestas2011.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=374:dia-mundial-de-combate-a-desertificacao-e-a-seca-17-de-junho-&catid=60:noticias&Itemid=82
http://www.ajasul.com/index.php/agricultura/42-processo-de-desertificacao-em-portugal-acelerara-se-nao-forem-implementadas-practicas-agricolas-de-conservacao-do-solo


Sem comentários: