16/11/2014

17 de novembro - Dia Nacional do Não Fumador



A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) aproveita a data, para o lançamento da campanha "GERAÇÃO SEM FUMO - Quem não tem vícios tem dinheiro", iniciativa anti-tabágica destinada aos jovens do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, apelando à sua participação através de passatempos e concursos.

A LPCC conhecedora do impacto do consumo do tabaco, a nível de saúde, social, ambiental e económico, acredita que  ações de sensibilização como esta, ajudarão a mudar hábitos, principalmente nos jovens. Esta campanha explora o facto do vício do tabaco ser caro de sustentar e o dinheiro gasto com a compra de tabaco poderia ser usado para outras coisas que os jovens desejam.


Os jovens podem participar, acedendo à página do Facebook #GeraçãoSemFumo e inscreverem-se no concurso.  Diariamente de 17 a 30 de novembro são lançadas questões  de verdadeiro e falso, valendo cada resposta correta um ponto.

A campanha conta com a participação de figuras  públicas conhecidas dos jovens  e existem prémios para os passatempos.




De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 5 milhões de pessoas morrem anualmente em todo o mundo, como resultado do tabagismo, sendo o consumo de tabaco uma das principais causas de morte evitável e a principal causa de morte prematura nos países industrializados.


No nosso país, a prevalência de fumadores é de 26 %, sendo que a maioria dos fumadores parece iniciar este hábito na adolescência e, mais de metade dos jovens que experimentam, tornam-se dependentes.

http://www.cdnacional.pt/noticias_detalhe.asp?id=5966#.VGeUAPmsWCM
https://www.facebook.com/ligacontracancro/timeline?ref=page_internal
http://www.azorestv.com/index.php/news/179/lan%C3%A7amento-a-17-de-novembro-campanha-gera%C3%A7%C3%A3o-sem-fumo-assinala-dia-mundial-do-n%C3%A3o-fumador/

Sem comentários: