11/11/2014

Legionella

A bactéria Legionella pneumophila é um bacilo  flagelado, por isso móvel, que pertence ao género Legionella, grupo de bactérias patogénicas, que pode provocar uma pneumonia grave, conhecida como doença do legionário. 
Esta doença não se transmite por contágio direto de pessoa a pessoa, entra no organismo por inalação de gotículas de água (aerossóis) contaminadas com bactérias.

A bactéria deve o seu nome ao contexto no qual foi descoberta. A doença foi descoberta em 1977 pelo Centro Norte-Americano de Prevenção e Controlo de Doenças, um ano depois de um congresso de veteranos da Legião Americana num hotel em Filadélfia, nos Estados Unidos. Nessa conferência, mais de 180 participantes foram afetados por um surto de pneumonia grave e 29 morreram. Foi assim que, um ano mais tarde e quando foi descoberta, a bactéria ganhou o nome de legionella e a infeção que esta provoca ficaria conhecida como doença dos legionários. Chegou-se posteriormente à conclusão que a bactéria tinha sido transmitida pelo sistema de refrigeração central.
http://expresso.sapo.pt/a-legionella-transmite-se-pela-agua-da-torneira-temos-resposta-para-esta-e-mais-11-perguntas=f897447

Veja aqui a informação da Direção Geral de Saúde sobre a doença.
E aqui, respostas a questões sobre o surto da doença no país.

http://expresso.sapo.pt/a-legionella-transmite-se-pela-agua-da-torneira-temos-resposta-para-esta-e-mais-11-perguntas=f897447
http://pt.wikipedia.org/wiki/Legionella_pneumophila
https://www.dgs.pt/doenca-dos-legionarios/informacao-para-profissionais/prevencao.aspx

Sem comentários: