12/01/2013

Atividades do PES - Sessão sobre "Saúde mental - bullying" no 9º D - FOTOS

Dia 13 de dezembro, a turma D do 9º ano assistiu e participou numa sessão sobre "Saúde mental - bullying" dinamizada pela Enfermeira Maria Anjo Santos Peças, que contou com a presença das estagiárias do Departamento de Saúde Mental e Psiquiatria – Consultas Externas, do curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus – Universidade de Évora, Ana Cristina Ramalho Bia e Vanessa Silvestre Sousa.


O fenómeno do bullying sempre existiu, mas só recentemente ganhou mais atenção, e a sessão teve como objetivo encorajar os alunos a intervirem ativamente na deteção e denúncia de atos de bullying.


Bullying é um termo da língua inglesa (bully, significa valentão) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem esta ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.


bullying direto,  é a forma mais comum entre os agressores masculinos.
bullying indireto, é a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o agressor por causa das ameaças ou mesmo da concretização da violência, física ou sexual, ou da perda dos meios de subsistência.

A agressão física, o insulto, a intimidação,  a depreciação, a calúnia, a difamação, danificação ou roubo de bens da vítima, levá-la a fazer algo sob ameaça, colocá-la em situação embaraçosa, aterrorizá-la,  são diferentes formas  usadas pelos agressores.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem-se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusivé, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

Os agressores são pessoas com personalidades autoritárias com forte necessidade de controlar e dominar com falta de valores sociais e são muitas vezes dominados por sentimentos de inveja e de ressentimento, e normalmente desenvolveram comportamentos agressivos na infância.

O fenómeno pode acontecer em qualquer lugar onde as pessoas interajam, escolas, universidades, locais de trabalho, dentro da família, entre vizinhos,...

PORTAL DO BULLYING é um centro de ajuda online.


Fontes:
http://www.portalbullying.com.pt/
http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm
http://www.ubuia.com/index_arquivos/Page2803.htm

Sem comentários: